quarta-feira, 7 de junho de 2023

Dia dos namorados ou dia dos comercialmente unidos...

     O dia dos namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É "tradição' a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. A mesma tem relação com o frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio), que nas suas pregações religiosas sempre destacava a importância do amor e do casamento. Sendo justamente por essas mensagens que após a sua canonização, ganhou a fama de "santo casamenteiro". Mas não se enganem, a data não tem origem estritamente religiosa.
     Outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, tem na data de 14 de fevereiro seu dia comemorativo, baseado no remonte do Império Romano e associado ao dia da morte de São Valentim. Ele foi um bispo da Igreja Católica, que foi proibido, pelo imperador romano Claudius II, de realizar casamentos. Porém, desrespeitou a ordem e deu continuidade nas celebrações dos matrimônios de forma secreta. Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto esteve preso, recebeu cartas e bilhetes valorizando o amor, paixão e casamento. O bispo foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.
     Apesar de gauradr proximidade com a data católica, o dia dos namorados aqui no Brasil teve sua escolha oficial em 1948. Sendo as questões comerciais a principal razão desta escolha. A data foi sugerida pelo publicitário João Agripiano Dória. Ele tinha a missão, junto a sua empresa Standard Propaganda, representando a loja de departamentos Clipper, de reverter os prejuízos econômicos causados pela queda das vendas no meio do ano. A solução foi instituir uma data especial para a troca de presentes. Pegando a carona na religiosidade brasileira, a data antecede os festejos do santo casamenteiro. Assim nascia o dia dos "comercialmente unidos" ou também dia dos namorados.
     Em tempos de muitas separações e uniões cada vez mais instáveis, o comércio vem apelando, como sempre, para as propagandas de enamorados e juras de amor. Preocupados com a estabilidade dos relacionamentos? Piada. a única preocupação que eles têm é com a estabilidade das vendas ou aumento das mesmas neste período. Incrível como as pessoas ainda cedem para estes apelos e transformam uma data tão simples em um dia de muitos transtornos e desencontros. Restaurantes cheios, shoppings lotados, motéis sem vagas e muito mais. Dia 12 de junho é um dia como outro qualquer. As pessoas precisam acordar e entender que os presentes, surpresas e momentos especiais devem ser algo contínuo no relacionamento. Não devemos esperar uma determinada data para expressar o quanto gostamos de alguém. Este deve ser um exercício diário.
     Aproveitemos cada segundo ao lado de quem amamos. Seja amizade, familiar, relacionamento amoroso, nós nunca sabemos quando será a última vez em que veremos essa pessoa.

          "O passado não reconhece seu lugar, está sempre presente"
                                                                           Mário Quintana


Nenhum comentário: